segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Resenha como eu era antes você ♿️

Título: Como Eu era antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 318

Will Traynor tinha uma vida perfeita. É bonito, vem de uma boa família, sempre se dava bem nos negócios, vivia várias aventuras e, pelo conjunto da obra, tinha uma sorte enorme com as mulheres.. Mas um acidente o deixou tetraplégico e acabou mudando sua vida completamente.
   Dois anos após o acidente, Will já não aguenta mais a condição a qual é forçado a viver todos os dias, por isso toma uma decisão que abalará ainda mais seus pais e os forçará a fazer algo para mudar o pensamento de Will.

   Louisa Clark é uma garota simples e tem uma vida absolutamente comum. Ela mora com os pais, o avô, a irmã e o sobrinho, namora com Patrick (a quem ela não ama) e trabalha em um café. Quando o dono do café decide fechar as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego, já que seu salário é essencial para a sobrevivência de sua família. Por isso, após várias tentativas fracassadas, Lou tenta uma entrevista para cuidadora de um tetraplégico, mesmo não tendo experiência alguma na área, e para sua surpresa, é contratada. Era um contrato de apenas 6 meses, mas era um emprego e o salário era ótimo.

   Antes de começar o primeiro dia em seu novo trabalho, Lou não estava se sentindo muito confiante, afinal, nunca havia cuidado de uma pessoa naquelas condições, mas ficou um pouco mais tranquila quando a mãe de Will disse que sua função principal seria fazer companhia e tentar alegrar um pouco a vida do rapaz. Sua tranquilidade durou pouco tempo, porque assim que conheceu Will Traynor, Lou logo quis largar o emprego, pois Will era um sujeito difícil para se conviver. Por conta de sua situação, ele fazia questão de viver mal humorado e irritando as pessoas ao seu redor, por isso considerava importantíssima a missão de expulsar a nova cuidadora de sua vida.

   Demorou um tempo, mas com seu jeito extrovertido, piadas ruins e roupas esquisitas, Louisa logo conquistou a simpatia de Will, que também foi se mostrando um homem simpático e muito divertido. Will e Lou se tornaram amigos, e essa amizade foi se transformando em algo maior. As coisas correram muito bem até o dia em que Lou ouviu uma conversa entre a mãe e a irmã de Will, e então descobriu quais eram os planos do rapaz e porque seu contrato era apenas de 6 meses: Will não aguentava mais a vida em cima de uma cadeira, sem poder realmente viver e aproveitar oportunidades, por isso resolveu optar pelas Dignitas, onde tomaria uma injeção letal para deixar todas as dores para trás. Will havia desistido, mas seus pais ainda tinham esperança. Por isso contrataram Lou, eles queriam alguém alegre, alguém que pudesse fazer Will mudar de ideia, e foi isso que Lou passou a fazer todos os dias.

   Lou e Will ficavam mais próximos a cada dia, e a confiança passou a ser recíproca. As risadas entre o casal se tornaram frequentes, e os dois se sentiam como se se conhecessem há anos. Louisa começou a entrar em contato com pessoas que viviam na mesma situação que Will, e então passou a planejar atividades em que ele pudesse se divertir e entender que ainda havia motivos para viver.

   Quando faltavam poucas semanas para o prazo final de Will, Lou o levou em uma viagem à uma ilha maravilhosa que oferecia diversas atividades para cadeirantes! Lá os dois passaram dias incríveis, e na última noite, pelo efeito da brisa do mar e do vinho, Lou resolveu ter a conversa que evitava há tanto tempo. Quando ela se declarou (uma declaração linda), Will a rejeitou (também foi uma rejeição linda) e não soube como explicar que não podia ficar com ela, embora desejasse muito por isso; quando ela disse que não se importava com o quanto as coisas seriam difíceis, Will disse que ele se importava. E então a noite terminou bem diferente das outras noites daquela semana, os dois não foram dormir felizes e ansiosos pelo dia seguinte, foram dormir triste e até um pouco arrependidos.

   Ao término da viagem, Lou pediu demissão e decidiu que jamais veria Will, pois não queria vê-lo se autodestruindo. Mas um telefonema a fez mudar de ideia, e ela percebeu que não poderia abandonar o homem que amava, e muito menos desperdiçar os últimos momentos ao seu lado.

   Will e Lou transformaram a vida um do outro e, independente das decisões que cada um tomou, se tornaram pessoas muito melhores.

~Duda

Nenhum comentário:

Postar um comentário