sexta-feira, 17 de julho de 2015

O menino do Pijama Listrado


No livro O menino do pijama listrado conhecemos Bruno, um garoto de nove anos que mora em Berlim-Alemanha com sua mãe, seu pai e sua irmã Gretel que tem doze anos. Bruno não gosta muito de Gretel, mas eu não achei ela tão chata igual ele descreve. Gretel é uma garota que adora implicar com o irmão mais novo.
O pai de Bruno é um comandante e por conta do seu trabalho a família se vê obrigada a deixar a casa de Berlim. No começo Bruno odiou a ideia, não queria deixar seus amigos e seus avós para trás, mas toda a família teve que ir.
Chegando na nova casa que todos chamam de Haja-Vista, Bruno fica muito desanimado, lá não conhece ninguém, não tem amigos, não vai a escola e o lugar é horrível para ele.
Ele quer a todo custo voltar para sua antiga casa, mas não tem escolha a não ser acatar as ordens do pai.
Da janela de seu quarto Bruno consegue enxergar uma cerca, e do outro lado da cerca ele vê pessoas, mas não consegue distinguir que tipo de pessoas são e o porque de estarem lá.
Um dia Bruno resolve se aventurar e ir conhecer os arredores de sua nova casa e é aí que sua aventura começa e também uma grande amizade.
Eu sempre tive curiosidade em conhecer a história desse livro, nunca tinha lido nenhuma resenha e nem li a sinopse, mas sabia se tratar de um grande livro, daqueles livros que todos devem ler, emprestei de uma amiga e comecei a ler sem saber o que me esperava.
O livro é escrito através de uma simplicidade que te emociona e contagia, tudo visto aos olhos de um menino de nove anos, uma criança que não sabe nada da vida, uma criança inocente que acredita que todas as pessoas tem o coração bom, que ninguém é capaz de fazer maldades.
O autor abordou a história na época em que existiam campos de concentração e discriminação contra os judeus, uma época em que muitos inocentes, inclusive crianças pagaram caro pela maldade humana.
A mensagem que o autor nos passa através de Bruno é que devemos amar as pessoas independente de qualquer coisa, a amizade sentimento raro hoje em dia, mas muito importante, devemos dar valor as pessoas que temos por perto, aos verdadeiros amigos.
Eu amei o Bruno e também seu amigo Shmuel, uma amizade verdadeira que foi se construindo e se fortalecendo aos poucos.
O final é triste mas acredito que o autor acertou na escolha do final, um final para pensarmos em nossas atitudes, principalmente nós adultos que as vezes achamos que tal atitude está certa, quando na verdade não está, podemos estar fazendo o mal achando ser o bem, de repente o mal pode se voltar contra você e sua família, pense nisso.
O menino do pijama listrado é um livro para você ler e refletir, todos deveriam conhecer a história de Bruno. Livro super recomendado, foi um dos melhores livros que já li.

~ Duda

Nenhum comentário:

Postar um comentário